Buscar
  • Focco Engenharia e Consultoria

Qual tipo de manutenção deve-se realizar em seu condomínio?

Para condomínio residenciais e comerciais, sejam horizontais ou verticais, as manutenções podem ser divididas, prioritariamente, em manutenções corretivas e preventivas.

A manutenção corretiva possui caráter emergencial e tem um intuito de corrigir falhas existentes no sistema construtivo, normalmente com medidas imediatas que não podem ser proteladas.

Já a manutenção preventiva compreende atividades que visam a evitar que estas falhas ocorram, o que pode aumentar a vida útil da edificação caso seja bem executada.

Cada sistema construtivo possui uma durabilidade diferente, assim como também necessita de cuidados diferentes para que resistam à passagem do tempo. Por exemplo, a reposição da pintura de um prédio vai além do caráter estético, visto que a mesma é responsável por impedir a passagem da água e preservar o revestimento.

Abaixo é possível constatar que o desempenho de um produto é melhorado conforme a manutenção é realizada. É óbvio que toda manutenção preventiva tem custo, porém todas as literaturas técnicas apontam que a soma das manutenções preventivas é consideravelmente inferior a manutenção corretiva ou substituição do produto.


É notório que qualquer material se degrada com o tempo, seja por uso ou por intempéries, e para que possa ter um desempenho desejável e prolongar a vida útil é necessário que sejam feitas manutenções.

Detalhes como este podem ser considerados dispensáveis por um olhar leigo, e é por essa razão que, ao fim do processo construtivo, segundo a NBR 14037, as construtoras e incorporadoras têm a obrigação de disponibilizar um manual de uso, operação e manutenção do edifício, contendo orientações sobre os cuidados a serem tomados e sua periodicidade para garantir o nível de desempenho.

Caso não possua o manual de uso, operação e manutenção, a FOCCO Engenharia & Consultoria, através de sua equipe técnica qualificada, pode elaborar um plano de manutenção para o seu condomínio, informando quando e como realizar as manutenções preventivas necessárias para aumentar a vida útil de sua edificação.

3 visualizações

©2019 by Focco Engenharia & Consultoria.